
gabriela burck
Graduada em Realização Audiovisual (Unisinos, RS 2015), com especialidade em Direção de Arte, Produção, Roteiro e Direção. Em 2021 foi selecionada para o Talents Buenos Aires, maior fórum cinematográfico da América do Sul. Em 2022 recebeu o Kikito de Melhor Direção de Arte de longa-metragem gaúcho com o filme “Despedida” no 50º Festival de Cinema de Gramado. Na mesma edição do Festival, recebeu também o prêmio Assembleia Legislativa de Melhor Direção de Arte com o curta-metragem "A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides", filme que levou o prêmio Tipuana de Melhor Direção de Arte no 5º Festival de Cinema de Santa Cruz. É integrante da BRA.DA - Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil.
Entre seus trabalhos como Diretora de Arte, destacam-se o longa-metragem “Irmã” (direção de Luciana Mazetto e Vinícius Lopes, produção Pátio Vazio, 2020), que teve sua estreia no 70º Berlin International Film Festival, na mostra Generation 14plus, e foi exibido em outros importantes festivais, como o 42º Festival de Cine de La Habana, a 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e o 23º Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri; o curta-metragem “Escape” (2016), premiado no 44º Festival de Gramado; e o editorial de moda “Gororoba”, realizado para a revista francesa People Are Strange.
Seus projetos mais recentes como DA são os longas “Barões Detrás do Morro" (direção de Germano de Oliveira e produção Vulcana Cinema, Casa de Cinema de Porto Alegre e Avante Filmes), "Keep Going" (direção de Theo Tajes e produção Okna Produções Culturais e Os The Darma Lovers), “Uma em Mil” (direção de Jonatas e Tiago Rubert e produção Faço Filmes e Seu Filme) e o curta-metragem “Flor”, com direção de Joana Bernardes - todos em etapa de pós-produção. Já na Produção de Arte, trabalhou em diversas publicidades e longas-metragens, como “Tinta Bruta” e “Os Dragões”, além de ter realizado a série de 08 episódios DR4G0N (2022), produção da Casa de Cinema de Porto Alegre para a Globoplay.
Na produção, encabeçou diferentes curtas-metragens exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema e foi produtora de propagandas para marcas e instituições como Youcom, Róca, Bienal do Mercosul e Petrobrás, além de projetos de longa-metragem em desenvolvimento. Foi criadora e produtora da Mostra Ela na Tela, projeto que percorreu as mais importantes e históricas salas de cinema de Porto Alegre entre 2015 e 2019, no qual filmes brasileiros e latino-americanos, dirigidos e protagonizados por mulheres, eram exibidos e debatidos. Criou e produziu a Mostra CineAbacaxi (2016/18), projeto de cinema nacional ao ar livre, gratuito e mensal, que discutiu e debateu o espaço público. Foi também coordenadora e produtora do DIA - Dia Internacional da Animação na cidade de Porto Alegre (2016), Produtora do XXIII Encontro Socine - Preservação da Memória Hoje (2019) e cofundadora/produtora das duas edições do AjudaPantanalPoa, leilão beneficente de arrecadação de fundos para o Pantanal (2020).
Em 2021, fundou a Loba Filmes.